O quê seria aquarismo?

Mais do que criar peixes em uma caixa de vidro...
Mais do que ter plantas aquáticas...
Mais do que um simples hobby...
Aquarismo é paixão... é respeito à natureza...
Se desejas ser um aquarista: Pesquise, leia, informe-se, aprenda, ensine...

O aquarismo nos mostra o poder que o homem tem de interferir e modificar a natureza. Portanto respeite-a!

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Coridora anã - Corydoras hastatus

Opa amigos... tudo bem?

Voltando a dar corda ao blog, gostaria de falar um pouco sobre peixes. Vale lembrar que minha intenção não é criar um arquivo de fichas técnicas. Para consulta, sugiro que dêem uma olhada nas fichas do Portal Aquaflux (Fichas Aquaflux).

Hoje, o peixe escolhido foi a pequena Coridora anã (Corydoras hastatus).



Esses peixinhos são um dos meus preferidos. São extremamente cardumeiras, por isso, devemos sempre manter um grupo de pelo menos 5 exemplares em aquários pequenos. Tendo espaço, ficam mais à vontade em grupos numerosos.
A falta de cores é compensada pelo comportamento. São diferentes das outras Coridoras, que ficam a maior parte do tempo no fundo do aquário. As hastatus nadam, também, a meia água e curiosamente ficam paradas agitando as nadadeiras. É incrível observar!

Pequeno cardume

Outro comportamento interessante desse peixinho, que pode assustar os mais desavidos, é a subida repentina ao espelho d'água para buscar ar. No primeiro momento parece ser uma tentativa desesperada para respirar, mas tal atitude é normal da espécie. Sobem como uma flecha e retornam da mesma maneira. Não sei ao certo, mas pelas leituras que fiz as Coridoras anãs têm a capacidade de respirar o ar atmosférico. Porém, não se trata do labirinto como nos anabantídeos.

Embora também nadem a meia água, seus hábitos alimentares são como o de suas parentes. Se alimentam no fundo, portanto, devemos oferecer alimento especial para peixes de fundo. Vale ressaltar que a ração de fundo deve se fragmentar com certa facilidade.

Coridora anã se alimentando (Alcon Botton Fish)


Muitos aquaristas costumam ter Coridoras em seus aquários como equipe de faxina. É fato que por serem peixes de fundo acabam por comer a ração que afunda e fica no substrato. Porém não se alimentam de restos. Não são animais detritívoros como camarões e caramujos.

Devemos ter atenção à limpeza do substrato para que não ocorra infecções nos barbilhões das pequenas Corys e utilizar substrato bem fino, pois passam parte do dia a vasculhar o substrato a procura de comida.

Uma curiosidade: Algumas possuem os olhos totalmente pretos (as mais belas a meu ver) e outras olhos em tom normal.

Olhos pretos / Olhos normais

Eu possuo atualmente um cardume de 14 Coridoras anãs. Sendo que  cheguei a ter cerca de 45 após um período de intensa reprodução. Reproduziram-se em um cubo 30cm (Cubo Monte) plantado. Grande parte dos ovos foram depositados nas moitas de Riccia (Riccia fluitans) e entre as plantas de caule.
Não sei bem o que levou a reprodução, o aquário estava estável, trocas parciais semanais de 30%. Não era dada alimentação viva, apenas ração para peixes de fundo. Ministrava Alcon Botton Fish e Sera Viformo.
Parecem preferir água com Ph mais ácido (6,6) e bem mole. Acredito que esses parâmetros possam interferir na reprodução. A temperatura sempre foi de 28ºC.

No detalhe, um alevino com poucos dias de vida

Enfim, as Coridoras anãs são peixes magníficos e extremamente interessantes. Não costumam ser tímidas, formam belos cardumes e alegram qualquer aquário. Vale lembrar que pelo diminuto tamanho (3cm quando adultas) só devem ser mantidas com peixes de pequeno porte, pois além de correrem o risco de serem predadas, podem acabar por matar o "predador" devido a presença de espinhos nas nadadeiras peitorais e raios rígidos na dorsal e peitorais.

Pequeno cardume atento
Bom pessoal, espero que tenham curtido essas breves palavras e imagens, e que tenham se animado a um dia criarem essas maravilhosas Coridorinhas... Abraços!


PS: Sempre que encontrarem nas lojas, não pensem... comprem! São peixes sazonais, aparecendo raramente nas lojas.

3 comentários:

  1. Fala Fred...como vai? estava fuçando para achar algo sobre as anãs e achei o seu blog......cara consegui a reprodução e agora estou com 10 alevinos com cerca de 02 dias .....que legal que te encontrei aqui tambem.......parabéns pelo Blog......Faça parte do nosso Grupo de discussões no Facebook...será um prazer recebe-lo lá......Um grande abraço. https://www.facebook.com/groups/aquarismopaulista/
    Valeu.

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde! Tenho um cardume de 4 coridoria anã porém uma sempre está isolada, qual seria o motivo ?

    ResponderExcluir