O quê seria aquarismo?

Mais do que criar peixes em uma caixa de vidro...
Mais do que ter plantas aquáticas...
Mais do que um simples hobby...
Aquarismo é paixão... é respeito à natureza...
Se desejas ser um aquarista: Pesquise, leia, informe-se, aprenda, ensine...

O aquarismo nos mostra o poder que o homem tem de interferir e modificar a natureza. Portanto respeite-a!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Acessórios de um aquarista 2

Oi novamente!

Bom meus amigos, voltando ao assunto sobre acessórios, deixo mais uma atualização no blog.
Como dito no 1º post, venho deixar minhas opiniões e impressões sobre alguns acessórios utilizados por muitos aquaristas. Desde os mais básicos até os mais específicos.

Gostaria de falar hoje sobre itens utilizados na limpeza do aquário e também na captura de peixes. Falarei sobre raspadores (magnéticos, escovas e similares) e redes ou puçás.

Quando estamos fazendo a manutenção de um aquário quase sempre notamos a presença de algas nos vidros, uma espécie de poeira verde. Não retirar essas algas durante a manutenção resulta em um aquário com a estética prejudicada e também pode nos trazer alguns futuros surtos de algas.
Há quem use diversos tipos de materiais para a retirada dessas algas, como perlon, esponjas e etc... Porém, para esta tarefa existem acessórios específicos no mercado como os Raspadores Magnéticos.

Raspador Magnético flutuante
Os Raspadores Magnéticos são um conjunto de dois ímãs que possuem em suas superfícies um tipo de vélcro (que deve ser passado pelo lado interno do vidro) e um tipo de feltro (que deve ser passado pelo lado externo do vidro). São bem práticos e muito úteis em aquários de grande porte, porém em nano aquários sua utilização não se torna fácil. Embora a limpeza seja eficiente, corremos o perigo do raspador riscar o vidro do aquário caso algum grão de areia fique preso no vélcro. Eu, particularmente, recomendo o uso desse acessório apenas em aquários de grande porte cujo vidros tenham espessura maior.

Um acessório comumente usado por aquaristas mais antigos e que tem a mesma finalidade do raspador magnético é o Cartão de banco ou similar.
Basta ser rígido o suficiente para que possamos passar pelo lado interno do aquário e retirar todo aquele filme de algas. Muito prático e útil. Ideal para aquários pequenos.

Cartão de banco

Limpando a parte interna do vidro frontal com o cartão

Em locais de difícil acesso ao cartão, podemos utilizar outros acessórios com extensores adaptados. Há quem use lâminas de barbear ou mesmo raspadores devidamente fabricados para suprir essas necessidades, como o que segue na imagem abaixo.

Raspador com extensor
Esse raspador é muito útil em aquários altos. Ele possui um lado emborrachado e o outro com uma lâmina de alumínio. Em aquários menores e baixos pode-se ficar um pouco desajeitado o uso do acessório. A vantagem seria não molhar as mãos durante a tarefa...rs

Durante a manutenção não podemos nos esquecer também da decoração do aquário. Rochas e troncos, principalmente, costumam ter algas em suas superfícies. Como limpar? Bom... existem acessórios próprios como o Pro Picker da ADA mas pra quem não tem acesso a tal produto, fica a dica da boa e velha Escova de dentes.

Escova de dentes

Escova de dentes em ação: removendo algas de uma rocha
Todo cuidado é pouco durante essa tarefa. O risco de mover rochas e troncos é grande, comprometendo o layout e até mesmo a montagem. Para os menos delicados recomendo muita, mas muita paciência e atenção!

Mudando o foco do post, e também para fechar os acessórios de hoje, deixo aqui meus comentários sobre um acessório que todo aquarista deve ter. A famosa Rede.

Rede
A nossa boa e velha rede é utilizada para a captura e remoção de nossos peixes. Porém, também pode ser utilizada para outros fins como recolher restos de podas, restos de ração, entre outras coisas.
É um acessório indispensável, que se possível, devemos ter mais de uma e de diversos tamanhos. Umas de malha mais fina também são muito bem vindas.
Existem ainda pequenos puçás muito usados para o manejo de alevinos, cachimbos de vidro, enfim...

Vale ressaltar que todos os acessórios aqui mencionados são, na minha opinião, muito facilitadores. Mas cabe a cada aquarista adquirir seus próprios acessórios e fazer toda adaptação que julgar necessário.
O importante é termos a mão acessórios que nos ajudem a termos sucesso com nossos aquário.

Em breve mais atualizações...
Abraços


Um comentário:

  1. olá,gostaria que seu blog publica-se o meu,assim publirei o seu no meu como agradecimento
    link:http://peixinho-s.webnode.com

    ResponderExcluir