O quê seria aquarismo?

Mais do que criar peixes em uma caixa de vidro...
Mais do que ter plantas aquáticas...
Mais do que um simples hobby...
Aquarismo é paixão... é respeito à natureza...
Se desejas ser um aquarista: Pesquise, leia, informe-se, aprenda, ensine...

O aquarismo nos mostra o poder que o homem tem de interferir e modificar a natureza. Portanto respeite-a!

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Cubo Monte

Bom pessoal...
Continuando a mostrar meus aquários (na verdade os mais recentes) deixo aqui registrado um pouquinho do Cubo Monte. Só por curiosidade, o nome da montagem foi em referência a ideia original, que era a de fazer um desnpivel grande no substrato, fazendo um "Monte". Porém a montagem fuigiu bastante da ideia original e também acabei montando o cubo com o "resto" de outros aquários. Equipamentos, plantas, substrato... tudo reutilizado. A evolução do aquário foi bastante interessante, assim como seu fim.
Um aquário simples que acabou se tornando maternidade de Corys anãs e de Ottos.
Sem mais delongas, vamos as fotos:

O display
 O display, um cubo de 30cm, fantástico para quem gosta de desafios. A luminária utilizada não era a ideal, mas cumpriu bem a finalidade.

Hardscape finalizado

Aquário recém montado...

Muita coisa ainda iria mudar nesse aquário. As fotos acima são da 1ª semana do cubo, portanto muita coisa ficaria diferente... e ficou! rs Segue a evolução:

O cubo depois de uma poda e combate contra cianos

Nessa época o cubo tinha sofrido algumas alterações, inclusão de plantas... e também ataque de cianofíceas... as Glossos quase morreram sufocadas, por isso ficaram amareladas. Na última foto o aquário tinha por volta de 1 mês e 2 semanas.

Minha foto preferida do Monte

Essa foto retrata um período muito bacana do aquário, onde a estabilidade estava próxima... as algas não existiam mais... as Glossos se recuperavam e tudo parecia perfeito, até que... focos de petecas surgiram!

Aquário com aproximadamente 4 meses

Aqui foi feita a última tentativa da utilização das Glossos... primeiro foram as cianofíceas, depois as petecas... optei por deixar sem carpete!

Uma foto bacana mas não muito nítida

Aqui a última foto dessa fase do Monte. Após essa fase, abandonei a ideia de carpete e duas grandes surpresas "brotaram" das Riccias. Vários alevinos de Corydoras hastatus (Coridora anã) e alguns poucos alevinos de Ottocinclus affinis (Limpa-vidro). As Corys povoaram o aquário de uma tal maneira que parecia uma creche. Já os Ottos perdi quase todos, salvei apenas 4 que cuidei em um aquário separado. As Corys continuaram desovando, desovando... já os Ottos não seguiram o exemplo.
Devido o advento das crias, o Monte passou por um período de quase 5 meses sem cuidados "aquapaisagísticos". Optei por cuidar das crias. O aquário então chegou a seus 11 meses de vida aproximadamente e retomei a rotina da tesoura e pinça!

A retomada do Cubo Monte

Aqui foram incluídos novos tufos de Riccias (as antigas estavam repletas de ovos), algumas HZ's... O substrato estava bem sujo, necessitando de uma boa sifonada... procedimento arriscado em um plantado.

Última foto antes de finalizar o Monte
 Aqui o aquário já recuperado, estava esbanjando saúde. A recuperação foi bastante satisfatória, levando em consideração o tempo que o aquário ficou sem cuidados de "aquário plantado".

Cubo Monte finalizado após 1 ano e 2 meses
Esse aquário deixou saudades. Primeiro por me agradar esteticamente, mesmo não sendo aquilo que foi previamente "planejado". E segundo por proporcionar momentos únicos para um aquarista. A reprodução de duas espécies de peixe num único aquário, e diga-se de passagem, um pequeno aquário, nos deixa extremamente satisfeitos. E com isso, sabemos que estamos no caminho certo. Afinal, não é fácil manter um plantado e seu layout e dar atenção aos pequeninos.
Cada aquário é um caso à parte. E o Monte não foi diferente. Nesses 14 meses em que mantive o aquário, fui feliz por ter montado um aquário com sobras de outros... Pode não ter sido o que imaginei... mas até que o bicho ficou bonito!
Espero que tenham curtido mais esse aquário, que como todos, tem sua história.

Em breve trago novidades... abraços!

*Mais sobre o cubo Monte pode ser visto em Fórum Aquaflux - Cubo Monte

Um comentário:

  1. Dicas para Fitas LED durarem mais:

    01 - As fitas Led funcionam em 12V. Use uma fonte com ajuste de voltagem e regule em 11V. Compre uma fonte capaz de fornecer o dobro da amperagem consumida pela fita, para que a fonte não esquente muito.

    02 - Solde um diodo ZENER de 15V e 1 W nos conectores da fita, para proteger os Leds contra picos de tensão. Desta forma, qualquer pulso elétrico acima de 15 volts será drenado pelo zener, prolongando a vida útil dos Leds. O zener tem uma MARCA em uma das extremidades. Essa marca simboliza o cátodo. Solde o lado do cátodo no conector POSITIVO da fita, e solde o outro lado no conector NEGATIVO da fita. Aí basta ligar na fonte. O fio positivo da fonte no positivo da fita, e o fio negativo da fonte no negativo da fita (solde os fios da fonte nos próprios fios de estanho do zener) (um de cada lado do zener, óbvio) para evitar de colocar mais de uma gota de solda direto nos conectores da fita. Se precisar dividir a fita em várias partes, solde um zener em cada pedaço de fita Led.

    03 - Evite ligar e desligar a fita Led MUITAS vezes ao dia. Os Leds vão enfraquecendo a cada acionamento, principalmente se não estiverem protegidos. Assim, cada vez eles necessitam de uma quantidade maior de volts para funcionarem.

    04 - Um dissipador térmico é sempre benéfico.

    ResponderExcluir