O quê seria aquarismo?

Mais do que criar peixes em uma caixa de vidro...
Mais do que ter plantas aquáticas...
Mais do que um simples hobby...
Aquarismo é paixão... é respeito à natureza...
Se desejas ser um aquarista: Pesquise, leia, informe-se, aprenda, ensine...

O aquarismo nos mostra o poder que o homem tem de interferir e modificar a natureza. Portanto respeite-a!

domingo, 3 de julho de 2011

Acessórios de um aquarista

E aí povo... tudo jóia?
Bom, à partir de hoje iniciarei uma série de postagens sobre acessórios utilizados por nós, aquaristas!
Não irei focar em apenas um ramo do hobby, postarei acessórios utilizados nos mais diversos tipos de aquários.

Pois bem! Começarei falando sobre 3 acessórios que muito facilitam a vida do aquarista. Uns mais simples, outros nem tanto. O certo é que sem eles as manutenções, principalmente, seriam bem mais complicadas.

Um acessório quase que indispensável a todos os aquaristas, apenas variando de tamanho é o nosso querido "balde". Sim... um pequeno, médio, grande, ou mesmo um mega balde é sempre necessário. Seja para armazenar água, realizar trocas parciais... existem diversar serventias para esse acessório. Ainda há quem use tonéis, bombonas, galões... tudo dependendo da necessidade do hobbysta. Não dá é para ficar sem ele ou seus "parentes".

Nosso bom e querido balde



Outro acessório muito utilizado são as famosas bombas submersas. Podem ser utilizadas nas reposições de água durante as TPA's (eu utilizo dessa forma), como bombas de circulação ou até mesmo tocando filtros como o saudoso FBF (filtro biológico de fundo). São muito utilizadas também nos projetos FVM (faça você mesmo) justamente para tocarem filtros "canisters" ou mesmo "help filters".
Nunca é demais ter uma à mão! Por aqui não vivo sem uma para as minhas TPA's! Para essa tarefa, há quem use ainda bombas de recalque.

Bomba Submersa

Como retirar ou repor a água do aquário? Bombas? Ok, mas a bomba por si só não dará conta. Aí entra em campo as inseparáveis "mangueiras"!
Mangueiras são ótimas... durante a manutenção de um aquário são um dos principais acessórios, repondo e sugando a água a ser retirada, inclusive retirando possíveis sujeiras do aquário no processo.
De vários tamanhos, vários diâmetros... são uma mão na roda! 

Mangueira utilizada na reposição de água
Como sifonar restos de alimentos? Como aerar o aquário? Como injetar CO²? Como coletar artêmias? Como? Como? Como? A resposta está aqui... mangueiras!

Mangueira de silicone utilizada p/ injeção de CO² e manutenção

Mangueira durante a manutenção de um plantado


Outro acessório bastante conhecido, porém deixado um pouco de lado com a modernização do hobby, é o compresor de ar.
Com o advento dos modernos sistemas de filtragem, o compressor foi deixado de lado, visto que sua principal função era a de tocar os FBF. Porém, sua utilização ainda se faz necessária em algumas situações e como sempre foi, continua sendo muito útil.
No aquarismo geral podem ser utilizados em aquários hospitais, onde o nível de O² deve ser alto. Tocam muito bem os filtros de espuma, muito utilizados em pequenos aquários de crescimento de alevinos e de reprodução. São muito úteis na eclosão de cistos de artêmias. No ramo dos plantados podem ser utilizados para aeração noturna do aquário. Enfim, o bom e velho compressor é um acessório que o aquarista mantém guardado, pois em algum momento irá precisar.

O velho Compressor de ar


Bom, aqui fica o primeiro post sobre acessórios. Vale lembrar que a utilização dos acessórios vai de acordo com a necessidade do aquarista e que um bom acessório é aquele que ajuda, auxilia e facilita nossa rotina.
Espero que tenham gostado e em breve trago novidades.

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário