O quê seria aquarismo?

Mais do que criar peixes em uma caixa de vidro...
Mais do que ter plantas aquáticas...
Mais do que um simples hobby...
Aquarismo é paixão... é respeito à natureza...
Se desejas ser um aquarista: Pesquise, leia, informe-se, aprenda, ensine...

O aquarismo nos mostra o poder que o homem tem de interferir e modificar a natureza. Portanto respeite-a!

sábado, 16 de julho de 2011

Simples Mistério

E aí pessoal, tudo bem?

Bom, mantendo a rotina de atualização do blog trago uma novidade fresquinha. De fato recém saída do forno! Mais exatamente no dia 12 desse mês.
Aquarista que é aquarista não sossega enquanto não vê aquele aquário vazio, parado no canto e seco na ativa novamente. Pois bem! Após a finalização do cubo Monte, meu cubo de 30 cm ficou de lado, até por falta de tempo também. Mas a agonia foi maior e resolvi remontá-lo, ou melhor, por em prática uma nova montagem.
Para essa nova montagem resolvi fazer algo diferente do que eu vinha fazendo nos meus plantados. Optei por um visual mais dramático, um high tech disfarçado de low.
Bom, vamos parar de papo furado e vamos às fotos!

O display e o substrato fértil (Prodac Fertil Plant e Prodac Fondo Vivo)
Sempre tive bons resultados com os substratos Prodac e devido ao valor resolvi manter a utilização do substrato Italiano. Na minha opinião esse substrato possui o melhor custo X benefício do mercado.



Adicionando camada inerte (areia de filtro de piscina)

Plantas utilizadas na montagem
Optei, para essa montagem, por plantas de fácil manejo, algumas pouco exigentes como as Anúbias (Anubias barteri "nana") e Valisnérias (Valisneria nana) e outras exigentes como a Rotala Vietnam (Rotala sp. "Vietnam") e  a Blyxa (Blyxa japonica). Um carpete de Eleocharis sp. "Japan" também foi idealizado.


Raíz utilizada com musgo Xmass (Vesicularia montagnei)


Iniciando o Hardscape


Finalizando o Hardscape

Para o hardscape foram utilizados uma raíz bem ramificada e pedras de rio coletadas no Horto Florestal, na Floresta da Tijuca no Rio de Janeiro. A raíz foi tratada previamente assim como as pedras, e mesmo a raíz não flutuando optei por amarrar uma pedra em um local onde não ficasse visível após plantado o aquário, o que com certeza evitará um futuro desastre, que certa vez já ocorreu comigo!
A ideia do hardscape foi utilizar as pedras ao redor da raíz, camuflando sua base e juntamente com o substrato um pouco mais elevado ao centro dar a ideia de uma pequena ilha.



Início do plantio
Mudas de Microssorum Windelov (Microsorum pteropus "Windelov") e Anúbias (Anubias barteri "nana") foram utilizadas para tentar passar a ideia de um low tech, mesmo o aquário não se tratando de um.


 
Preparando para plantar demais plantas e carpete

 
Inserindo plantas intermediárias

Mudas de Ranunculus (Ranunculus papulentus), Subulatas (Sagittaria subulata) e Blyxas (Blyxa japonica) foram utilizadas para compor a parte intermediárias do cubo. Destaque para as mudas de Ranunculus (Ranunculus papulentus) que estavam simplesmente fantásticas, lindas mesmo! Foram adquiridas com o André kikinger da Flora Aquática que sempre me dá aquela moral nas plantas.



Plantas de fundo
Para o fundo, plantas low e exigente. Valisnérias (Valisneria nana) e Najas (Najas guadalupensis) para dar o ar sombrio desejado e mudas de Rotala Vietnam (Rotala sp. "Vietnam") para quebrar o verde excessivo. Creio que com a iluminação do cubo as mudas de Rotala irão adquirir um tom acastanhado suficiente para quebrar o verde muito monótono.


Cubo plantado mas...
... faltava algum detalhe para concluir a ideia inicial do cubo: ser misterioso, ter um ar sombrio e ao mesmo tempo ser vistoso e simples.

Tcharam!!! Cubo Simples Mistério pronto!
Um pacote de basalto guardado na gaveta foi a solução...rs Achei que o substrato claro estava quebrando a ideia do aquário. Com o basalto (apenas uma pequena quantidade) dei uma quebrada nessa "claridade" e evitei que o aquário ficasse escuro demais caso a opção fosse usar apenas basalto como camada inerte.

Bom, espero que tenham curtido mais esse humilde aquário. De verdade, curti muito o visual desse cubo!
Em breve posto evoluções já que é um aquário em andamento.
Abraços!

PS: Para mais detalhes sobre o setup completo do aquário e discussões acessem o Fórum AquaFlux - Simples Mistério e aproveitem para curtir todo o conteúdo da Comunidade AquaFlux.

Um comentário:

  1. Além de ser saber bastante sobre aquarismo é um ótimo professor. Foi através da montagem desse aquário que tive minha primeira aula de como montar um aquário. Meu lindo, espero que continue investinado nas coisas que realmente te dão prazer. Te adoro! Bjs

    ResponderExcluir