O quê seria aquarismo?

Mais do que criar peixes em uma caixa de vidro...
Mais do que ter plantas aquáticas...
Mais do que um simples hobby...
Aquarismo é paixão... é respeito à natureza...
Se desejas ser um aquarista: Pesquise, leia, informe-se, aprenda, ensine...

O aquarismo nos mostra o poder que o homem tem de interferir e modificar a natureza. Portanto respeite-a!

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Evolução...

Bom pessoal, aqui vão algumas fotos do 1º aquário em seu 3º layout se é que se pode chamar assim.
Podemos reparar que com um pouco de informação é possível fazer melhorias consideravéis. As principais mudanças foram feitas no "coração" do aquário. Na época deixei de usar o FBF (filtro biológico de fundo) e passei a usar um filtro externo traseiro (hang on). O filtro tinha vazão para 340 l/h, pouco mais de 9 vezes o volume do aquário, perlon como mídia para filtragem física, carvão ativado e cerâmica. Acrescentei um aquecedor com termostato de 50w e melhorei a iluminação.

As outras mudanças foram no material utilizado para o novo "layout". Passei a usar como substrato apenas areia de rio, as pedras eram britas comuns destas usadas em obras e as plantas mantive as artificiais que ali estavam desde o início. Um tronco de aroeira já tratado foi incluído para tentar dar um ar mais natural e também para baixar um pouco o ph que sempre foi de aproximadamente 7,2. Também foi acrescentado na época papel contact preto no fundo do aquário, o que deu outro aspecto pro aquário.

Com relação a fauna, permaneceu a mesma da montagem anterior. Paulistinhas, uma espada fêmea, um barbo sumatra e um arco-íris neon. Os peixes parecem ter "aprovado" as mudanças .

Enfim... esse aquário me deu muita alegria e satisfação. E pessoal... informação é a chave do sucesso!
Abraços a todos!

Um comentário:

  1. Parabéns pelo seu blog e por sua nova montagem.

    Nós lhe convidar para entrar na comunidade timeblue. Você pode criar seu perfil, colocar um link para seu blog, postar e compartilhar as fotos do seu aquário, dos seus peixes, plantas e corais, criar grupos, se conectar a outros aquaristas e muito mais. Aguardamos a sua presença!

    http://timeblue.com/pt-br/

    ResponderExcluir