O quê seria aquarismo?

Mais do que criar peixes em uma caixa de vidro...
Mais do que ter plantas aquáticas...
Mais do que um simples hobby...
Aquarismo é paixão... é respeito à natureza...
Se desejas ser um aquarista: Pesquise, leia, informe-se, aprenda, ensine...

O aquarismo nos mostra o poder que o homem tem de interferir e modificar a natureza. Portanto respeite-a!

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Outras Literaturas

E aí pessoal...
Bom, continuando com os posts sobre informações resolvi postar e comentar sobre alguns livros que possuo e que me ajudaram e continuam ajudando bastante.
Aqui um que considero como "A revolução" no aquarismo brasileiro.

O Aquário de Água Doce sem Mistérios - Sérgio Gomes



Este livro possui uma linguagem bem fácil de ser entendida, às vezes até informal. Leitura agradável que tem como foco principal inserir qualquer pessoa no aquarismo. Possui muitas dicas e explicações sobre equipamentos, manutenção, alimentação e até mesmo dicas sobre aquários plantados. Enfim... para quem está iniciando e não se contenta com um aquário simples com plantas artificiais e alguns "barrigudinhos", este livro é demasiadamente recomendado. Vale também como fonte de consulta para aquaristas mais experientes.

Para o pessoal que está a mais tempo no hobby ou mesmo os que à pouco iniciaram e desejam mergulhar de cabeça em projetos mais ousados, como o aquapaisagismo, não existe livro melhor que este:

Aquapaisagismo: Introdução ao Aquário Plantado - Maurício Xavier e Rony Suzuki

Nessa literatura encontramos técnicas de aquapaisagismo, desde o substrato, plantas, fertilização e fauna ideal. O livro é muito bem ilustrado e detalhado, com montagens do Rony Suzuki. Sem dúvidas o aquapaisagismo é um dos temas mais belos e satisfatórios do hobby e pra quem deseja conhecimento sobre o assunto essa é nossa "bíblia" no Brasil. Destaco principalmente as fichas de plantas hidrófilas que é simplesmente sensacional e bem extensa.

Bom, todos as sugestões de literatura que venho postando aqui são as minhas preferidas. Porém existe um número considerável disponível no mercado especializado, portanto, cabe a cada um decidir o que acha mais interessante e mais útil para si.
Sobre outras literaturas não posso opinar já que possuo as que aqui estou postando, mas ressalto que no aquarismo nada deve ser unânime. O aquarista deve possuir algumas virtudes, dentre elas o espírito de pesquisa.
Abraços a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário